segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ESTA SEMANA SERÁ SÓ CARNAVAL!

Como evitar a ressaca


O melhor método é não exagerar, mas existem estratégias que ajudam você a curtir a festa sem acordar com enxaqueca no dia seguinte. Confira!

A melhor saída para fugir da ressaca é se prevenir: beba álcool moderadamente, tome muito líquido e se alimente pelo menos uma hora antes de começar a beber. O álcool é absorvido no estômago e os alimentos no intestino. Para retardar os efeitos da bebida, os nutrientes do alimento devem estar no sangue antes do álcool. E se o menu tiver frituras (que devem ser evitadas ao máximo), carne vermelha e de porco, é melhor você comer quatro horas antes, já que estes alimentos são digeridos lentamente pelo organismo.

Mantenha-se hidratada
Durante a festa, beba muita água, sucos e isotônicos (Gatorade e Marathon, por exemplo). Só assim vai repor pelo menos parte do líquido perdido e evitar a desidratação. O álcool inibe o hormônio antidiurético, que retém água no corpo. É por isso que a pessoa urina e corre o risco de desidratar se não tomar muito líquido. Os isotônicos têm as vantagens de repor os sais minerais e dar menos vontade de fazer xixi, mas são ricos em sódio, que em excesso pode sobrecarregar os rins e elevar a pressão arterial. Portanto, a recomendação é tomar no máximo uma garrafinha por hora e, de 200 a 300ml (um copinho) de água mineral a cada vinte minutos ou entre uma dose e outra de bebida alcoólica.

Receita para acabar com a ressaca
Garota esperta coloca esta fórmula mágica na mala antes de embarcar para os dias de folia. Iogurte é ótimo para restabelecer a flora intestinal pós-festas, e o amendoim tem efeito antifatigante.


Ingredientes
• 1/2 xícara (chá) de frutas diversas (maçã, pêssego, banana);
• 1 copo de iogurte natural;
• 1 colher (sopa) de nozes picadas;
• 1 colher (sobremesa) de amendoim sem casca picado;
• 1/2 xícara (chá) de granola;
• 1 colher (sopa) de uva passa.

Em meio copo de iogurte, adicione as frutas picadas. Depois, o amendoim e o restante da bebida. Por fim, ponha a granola e as nozes.

MitosEsqueça as receitas milagrosas antirressaca, como as que mandam ingerir azeite de oliva e caldo de cana 24 horas antes da festa, no caso desses dois exemplos, o azeite funciona como alimento e é melhor apostar numa refeição equilibrada; já o caldo de cana é riquíssimo em glicose, mas a indicação é tomá-lo meia hora antes de começar a beber e, se possível, durante a festa. Refrigerante (não nas versões light ou zero) também é aconselhável, já que tem 15% de açúcar na composição. A não ser, obviamente, que você tenha restrições médicas.

* Com informações da Abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário