quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cuidado com alimentação no Carnaval

Cuidado com alimentação no Carnaval

Amanda Mota
 A euforia do Carnaval faz com que foliões se esqueçam de cuidados básicos com o corpo, como uma boa hidratação e a alimentação correta, que são fundamentais para garantir energia e disposição durante os sete dias de Carnaval, além de prevenir agressões a saúde.

A ingestão de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas, longa exposição ao sol, poucas horas de sono e alto gasto energético prejudicam o organismo, causando estresse físico e deficiências no sistema imunológico. Porém, se mantida uma boa alimentação - de forma saudável e balanceada - se tornam menores as chances de surpresas desagradáveis.
Quem quer pular os seis dias de Carnaval é preciso cuidar bem da alimentação, além de beber bastante água. Começar o dia com um café da manhã e o almoço com bastante nutrientes é o mais importante. Alimentos leves e de fácil ingestão devem ser os preferidos, fugindo, claro, dos alimentos gordurosos.
 E para manter um corpo bem hidratado, além de muita água deve-se beber bastante água de coco, chá gelado e suco de frutas (limonada, melancia, melão, abacaxi, acerola e maracujá), pois estes são refrescantes e evitam o que é mais importante: a desidratação: "Todos esses sucos são bons, pois além de fornecerem o líquido para a hidratação, eles ainda contam com o benefício que é o antioxidante", garante a nutricionista Lêda Teixeira, sugerindo ainda algumas combinações de sucos para o Carnaval: "Se fizer um misto com as frutas, o suco ficará ainda mais gostoso. Abacaxi com hortelã, melão com limão, abacaxi com gengibre e maça com couve são uma boa pedida. Também tem o suco de melancia com acerola, pois além de ser docinho é rico em vitamina C".
Quanto às refeições, caprichar na quantidade de saladas e alguns itens de proteínas, carboidratos e grãos, garantem um prato bem reforçado para a folia, segundo Lêda: "No Carnaval a alimentação tem que ser mais leve, diminuindo a quantidade de gorduras saturadas. E nada de frituras! Se fizer uma combinação com salada, uma proteína magra, um carboidrato e mais um grão, será ideal para cair na folia".
De acordo com a nutricionista, seguindo a risca uma boa alimentação, a ingestão será feita de forma correta, evitando desconfortos como o gástrico, intestinal e diarréia no período carnavalesco. Além disso, Teixeira orienta que evitar comer alimentos prontos nas ruas como o cachorro quente, churrasquinho, entre muitos outros que são vendidos no período do Carnaval, podem causar, também, infecção intestinal, já que não se sabe de que forma muitos ali foram preparados além de serem manuseados de forma incorreta: "Alguns alimentos ficam expostos, já outros ficam conservados num montante de gelo. É importante ficar atento nesses momentos da fome ou os foliões desavisados estarão colocando a saúde em risco"

Dieta momesca

A nutricionista Lêda Teixeira preparou um cardápio exclusivamente para o período de Carnaval e advertiu que as alimentações têm que ser feitas de forma correta e de três em três horas para que a energia seja suficiente para os sete dias de muita folia.
E atenção ao consumo exagerado de bebida alcoólica, pois os altos níveis de álcool geram riscos de queda das taxas de glicose do sangue, com tonturas, sudorese e desidratação, podendo levar até ao coma, além de deixar o sistema imunológico mais debilitado e facilitar a instalação de doenças infecciosas.
As recomendações parecem simples, mas fazem muita diferença para o organismo, para evitar o caminho contrário da festa perdendo os seis dias de Carnaval. Portanto, veja opções de como seguir uma dieta saudável:
Café da manhã - 1 fruta + 1 fonte de carboidrato (ex.: aipim) + 1 proteína (ex.: peito de peru) + 1 suco, chá ou leite;
Lanche da manhã - 1 suco ou 1 fruta;
Almoço - Salada + proteína magra (ex.: carne, peixe ou frango) + carboidrato (ex.: arroz integral, purê de batata ou uma massa ao molho de tomate) + grãos (ex.: ervilha, lentilha, grão-de-bico ou soja);
Lanche da tarde - 1 suco, 1 fruta, verduras ou 1 iogurte;
Jantar - 1 sopa de vegetais + 1 proteína magra +1 carboidrato + 1 fruta como sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário