segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Torta de Maçã

Olá meus leitores queridos, como foram as festas de vocês? Espero que tenham sido ótimas e desejo que o ano de 2012 seja maravilhoso para vocês. Tentando voltar à rotina , trago pra vocês uma receita ótima de torta de maçã, por enquanto a mais gostosa que já testei. Ela é simples e super rápida de fazer e o resultado é uma torta de maçã maravilhosa. Esta receita é um apanhado de várias outras receitas, fui pegando a melhor parte de cada uma e criei esta que vou postar para vocês. Algumas das dicas são, dobre a receita da massa se você, como eu, preferir uma boa camada de massa e espere esfriar um pouco a torta antes de servir, pois se você cortá-la ainda quente, o recheio irá escorrer bastante. E tenho certeza que vocês irão adorar, se deliciar e repetir esta torta…rs.
Torta de Maçã
Ingredientes:
Massa:
150g de manteiga fria, picada
56g (1/4 xícara) de açúcar
165g (1 xícara + 1 colher sopa) de farinha de trigo
85g (1/2 xícara + 1 colher sopa) de farinha de trigo com fermento
1 ovo grande, batido
Recheio:
5 maçãs, qualquer variedade que você queira
115g (1/2 xícara) de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
115g (1/2 xícara) de açúcar
100g (1/2 xícara) de açúcar mascavo
Uma pitada de sal
60ml (1/4 xícara) de água
Canela moída a gosto (eu usei cerca de 1 colher de sopa)
Preparo:
Recheio:
Descasque e fatie as maçãs em pedaços pequenos. Numa panela em fogo médio, derreta a manteiga. Acrescente a farinha de trigo e mexa até formar uma pasta. Adicione os açúcares, sal, água e deixe ferver até borbulhar. Adicione as maças, diminua o fogo e deixe ferver por uns 15 minutos, mexendo sempre. Reserve.
Massa:
Numa tigela, misture a manteiga, o açúcar e as farinhas. Com a mão ou um misturador de massas (pastry blender), misture tudo até ficar como uma farofa. Adicione o ovo e misture até incorporar e ficar uma massa lisa. Divida a massa em duas, dividindo uma em um tamanho um pouco maior que a outra. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por 20 min.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga uma forma de cerca de 23cm e de 2.5cm de profundidade.
Coloque a maior massa entre duas folhas de papel manteiga, e com um rolo, abra a massa até formar um círculo de cerda de 25cm. Com a ajuda do papel manteiga, coloque a massa na forma. Gentilmente pressione a massa na forma. Abra a segunda massa da mesma forma em um círculo de cerca de 24cm. Derrame o recheio sobre a massa na forma, cubra com a outra massa aberta. Pressione a extremidade das massas para uni-las e corte o excesso. Pincele uma gema de ovo sobre a torta.
Leve para assar pro 20min a 200°C, então reduza para 180°C e asse por mais 18 a 20min, ou até que a torta tenha dourado. Retire do forno e deixe esfriar por no mínimo 20min antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário