terça-feira, 2 de agosto de 2011

Signos de um outro tempo e espaço inseridos na roupa de hoje

Não é impressão sua: peças, acabamentos e acessórios étnicos, artesanais ou que de algum modo remetam a outro tempo e espaço estão super em alta.
Pode ser uma roupa de brechó, uma peça roubada do guarda-roupa da avó, uma pulseira com miçangas, um detalhe em crochê… Qualquer coisa que lembre uma época ou um lugar em que a vida, o consumo e os modos de produção sejam diferentes dos nossos.

Pensa bem: a vida da gente está tão cercada de objetos tecnológicos, de falta de tempo e impessoalidade que as pessoas estão buscando contrapontos a isso tudo. Na vida, a gente acha que os contrapontos são essa vontade doida que todo mundo vem experimentando de cozinhar, cuidar de plantas, andar de bicicleta, costurar. Sabe como? Você sente o mesmo?
Já a moda empreende um movimento parecido resgatando técnicas antigas, materiais que lembram o artesanal e objetos que podem dialogar tanto com a sua história pessoal – como é o caso de uma joia de família – quanto com a história coletiva de um grupo.
Por isso que usar um acessório africano de uma tribo que não tem nada a ver com você diretamente ainda assim gera esse acolhimento causado pelo artesanal, pelo que está fora da nossa vidinha mecanizada, conectada e compartilhada demais.
Faz sentido pra você? Para a gente super faz e ainda pode ser lindo, original, inesperado.
 

ÓCULOS NÃO TÃO BÁSICOS

publicado por: Yasmin Araújo
Perceberam como ultimamente a gente tem visto óculos grandões, coloridos e com formas super diferentes despontarem nas passarelas internacionais e nacionais? O que pra maioria das pessoas era um acessório neutro, pra usar com tudo, acabou se tornando mais um item pra se pensar na hora de vestir/usar. Cada óculos é um caso, mas o primeiro passo é não pensar mais nele como um acessório básico e sim como mais uma – e importante – parte no look todo.

E que legal que é balancear as referências que as super diversificadas opções de óculos oferecem, né? Dá pra falar que tem modelos que lembram épocas, outros que lembram temas, estilos e humores diferentes – e que eles não precisam entrar em coordenações temáticas, 100% numa mesma “linha”, mas que podem salpicar idéias diferentes em looks cheios de referências. Que tal experimentar?

A MODA E A CIDADE

publicado por: juliana
A Serafina – revista mensal da Folha – fez um ensaio fotográfico conectando as estampas da SPFW com um outro evento importante para a cidade: a reabertura do Theatro Municipal, que passou três anos fechado para reformas.
No ensaio, bailarinos do Municipal aparecem usando roupas dos desfiles da Osklen, Amapô, Cia. Marítima, Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura. Atrás deles, plotagens imensas com as mesmas estampas que das roupas fazem as vezes de cenário.

A intenção do ensaio – segundo a editora de moda do jornal, Vivian Whiteman -, é reforçar os elos entre a moda e a vida da cidade.
Em vez de ficar apenas na bolha da semana de moda, a revista olhou para o que estava acontecendo fora do pavilhão da Bienal e que também era lindo:
“A conexão entre a moda e a arte – que na minha opinião são coisas diferentes – existe e é inegável. A moda como veículo de comunicação de ideias e de configurações sócio-econômicas e comportamentais, sempre buscou nos meios de expressão artísticos ideias para compor suas imagens. A pegadinha é que, mesmo quando se junta à arte, a moda não se livra do comércio, porque mesmo um editorial super conceitual está situado num contexto de produto. A nossa intenção na verdade foi ligar a SPFW a um outro evento importante para a cidade. Em vez de fazer o caminho esperado – levar o balé para fotografar roupas “chiques” no Municipal – trouxemos os bailarinos para o ‘cenário da moda’. Esse tipo de conexão entre a roupa e a cidade é importante”, conta Vivian.

As estampas foram escolhidas para criar momentos mais leves em oposição a outros mais pesados em termos de padronagem e cores. Já os passos que aparecem nas fotos foram definidos pela coreógrafa do grupo.
Diz se não é o ensaio mais legal que a SPFW nos trouxe!
  • Imagem

    VERMELHO DO JEITO MAIS ORIGINAL!

    27/07/11 O estilista Valentino diz que “vermelho faz qualquer mulher despontar na multidão” e é exatamente que a gente tem visto nos últimos dias, numa multidão diferente: a dos sites de streetstyle. No meio de tantos endereços-referência, cheios de fotos de gente estilosa do mundo todo, as vestidas de vermelho tem sido destaque absoluto – especialmente em [...]
    • Imagem

    MUITO MAIS QUE 15 MINUTOS DE SOSSEGO

    26/07/11
    Outro dia assisti uma entrevista com a estilista Gilda Midani e nela enquanto comentava sobre suas roupas super confotáveis, ela comentava que tem percebido que mais do que 15 minutos de fama, as pessoas estão interessadas em 15 minutos de sossego. Pensa bem: com todas as mil atividades que a gente faz por dia, com todas as maneiras de se estar plugada e disponível (email no celular, telefone ligado 24 horas por dia, facebook, twitter, foursquare e tals) o tempo, com as milhões de coisa que se tem pra ver, conhecer e fazer, até o fim de semana ficou desgastante! É tanta coisa que ficar simplesmente sossegada, sem fazer nada, em contato com a gente mesmo virou artigo de luxo!!!
    • Imagem

    NO LUGAR DAS PASHMINAS

    25/07/11
    Quando o look de festa é pego de surpresa por um ventinho frio, a gente ensina to-das as clientes a pensarem além das pashminas e das echarpes-conjuntinho. O que protege do frio não precisa ser só funcional, mas pode também ter informação e acrescentar interessância ao look – nem que seja através de exemplo bom, [...]
    • Imagem

    INTERNET INTERESSANTE DE MODA

    22/07/11
    Essa semana a Balenciaga lançou um site novinho em folha, cheio de coisa nova – arquivão dos desfiles antigos, loja on-line completíssima e imagens que representam a história da marca. Mas o que chamou mesmo a nossa atenção – e fez nosso olho brilhar também – foi o formato da página inicial do site, que Imagem

    Vale a pena comprar hoje pra ser magra amanhã?

    22/07/11 Recentemente, nós fizemos um post geral sobre o que manter no guarda-roupa e o que passar adiante. Mesmo assim, achamos que valia dar dicas mais específicas para quem está em processos de mudança no corpo, como gravidez ou emagrecimento. Nesses casos, o primeiro passo é separar o que serve hoje do que não serve hoje. [...]
    Imagem

    ESTAMPAS SEM MEDO DE SER FELIZ

    20/07/11 Look interessante rende conversa, inteligência e sorriso. E interessância no look a gente descola com cores, com texturas, com formas, com detalhes… e com estampas. E se uma estampinha só já consegue animar todo um look – especialmente se tem a ver com a gente ou com o humor do dia! – imagina então quando [...]
    • Imagem

      COMO USAR CORES: PETRÓLEO EDITION

      19/07/11 O petróleo é aquela cor entre o verde escuro e o azul escuro e que porque fica extamente entre as duas pemite um zilhão de coordenações bacanas. Assim como o vinho é uma cor neutra, mas bem menos comum que as outras cores neutras que a gente já está tão acostumada a usar (marinho, cinza, preto, marrom…). E por ser uma cor neutra também carrega as mensagens de elegância, mas é bem mais ousada – e bem mais difícil de encontrar por aí.
    Imagem

    <3 ANÉIS GIGANTES

    18/07/11 Pra gente ficar de olho e pra gente pensar bem fora da caixa, já com intenção de quebrar paradgimas: anéis gigantões assim podem ser grandes, mas são menores que colarzão, que turbante, que fivelona de cinto largo, de sapatos coloridos ou brilhosos – tudo que a gente já usa super bem. A gente mede 1,60m, [...]
    • Imagem

    VONTADE DE LARANJA

    15/07/11 O laranja tem essa “aura de difícil”, né? Pode não ser tão comum ter peças em tons de laranja no guarda-roupa, e peças dessa cor também podem não parecer um bom investimento, pode parecer difícil de usar, fácil de “marcar” e tals. Acontece que a gente tá vivendo um tempo sem grandes tendências mas não [...] 

  •  

    BRILHO NO OLHO


    OFICINA DE ESTILO

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário