quarta-feira, 30 de março de 2011

Livrooooooooooooooooooooooooo.....

A ciência de ser feliz
Os estudos sobre o que gera felicidade no ser humano cresceram vertiginosamente nas últimas décadas, mostrando que a ciência pode ser grande aliada na discussão do assunto. Baseada em amplas pesquisas, a dra. Susan Andrews lista princípios eficazes que tornam nosso cotidiano mais pleno.
Nos últimos cinquenta anos, diversas nações experimentaram um aumento de riqueza e de produção de bens materiais. No entanto, o bem-estar das pessoas não cresceu na mesma proporção. Ao contrário: segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é o quarto maior problema de saúde pública do mundo. Além disso, somos esmagados por uma onda de consumismo sem precedentes, mas fica cada vez mais claro que dinheiro realmente não traz felicidade. Então, o que traz? Cientistas do mundo todo vêm realizando pesquisas para obter respostas: foram cerca de 27 mil artigos acadêmicos sobre o assunto em cerca de 18 meses. Baseada nesses estudos, a psicóloga Susan Andrews apresenta algumas conclusões impressionantes da nova ciência hedônica, o estudo científico da felicidade, e oferece orientações práticas e científicas para encontrar - e manter - a felicidade.

No livro A ciência de ser feliz - Conheça os caminhos práticos que trazem bem-estar e alegria (112 p., R$ 29,90), lançamento da Editora Ágora, a autora discute em detalhe a recente obsessão global com o tema, mostrando alguns caminhos possíveis para ser feliz, como ter laços afetivos profundos, um sentido na vida e não se comparar com os outros. A psicóloga sugere práticas concretas que transformarão a forma de experimentar a felicidade, entre elas demonstrar gratidão, fazer o bem, praticar ioga, realizar automassagens, meditar e relaxar com a respiração.

Inédito em sua abordagem e ilustrado com charges e citações de personalidades, o livro reúne estudos que mostram os benefícios da felicidade em vários aspectos da vida. Eles revelam que as pessoas felizes obtêm recompensas sociais extremamente gratificantes, incluindo casamentos melhores, mais amizades, apoio social mais forte e interações interpessoais mais ricas. Elas têm ainda desempenho profissional superior, gerando mais criatividade, produtividade e renda. Além disso, são pessoas mais saudáveis e vivem mais tempo, pois seu sistema imunológico fica fortalecido. "As pessoas felizes florescem interna e externamente", complementa a autora.

Mas como alcançar a felicidade? Será que ela é puramente genética, gravada indelevelmente em nossos genes? É um produto das nossas circunstâncias de vida? Ou é algo que podemos de fato alcançar e sustentar com nosso esforço? Por milhares de anos, essas perguntas têm intrigado filósofos e gurus e agora estão sendo investigadas por neurologistas, psicólogos e até mesmo por economistas. Foi justamente o ganhador do prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman, que anunciou, em 2002, a nova ciência hedônica.

Segundo Susan, os pesquisadores definem a felicidade como a combinação entre o grau e a frequência de emoções positivas; o nível médio de satisfação que a pessoa obtém durante um longo período; e a ausência de sentimentos negativos, tais como tristeza e raiva. Essa definição, diz ela, marca a felicidade como uma característica estável, e não como uma flutuação momentânea. "A felicidade não é apenas caracterizada como a falta de emoções negativas, mas também como a presença de sentimentos positivos", afirma.

Dividida em duas partes, a obra apresenta os passos necessários para alcançar a satisfação com a vida. "Estima-se que, até 2020, a depressão será o segundo maior problema de saúde pública do mundo", revela a autora em sua abordagem sobre a importância da felicidade para se ter saúde e sucesso. Ela fala também sobre a eterna busca da felicidade e seus indicadores, além de mostrar que ela pode ser "contagiosa"e até que ponto o materialismo é prejudicial. Na avaliação da autora, aumentar o nível de felicidade das pessoas é de fato uma meta científica e social que vale a pena.

A autora

Susan Andrews é norte-americana e vive no Brasil desde 1992. Ela é formada pela Universidade de Harvard, Estados Unidos, e doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich, também dos Estados Unidos. Conferencista em 40 países, no Brasil ministra palestras e treinamentos nas áreas de saúde integral, educação, ecologia e desenvolvimento pessoal. Fundou e coordena o Instituto Visão Futuro, localizado no Parque Ecológico Visão Futuro, ecovila (comunidade autossustentável) que fica em Porangaba (SP) e baseia-se numa visão humanista de máxima utilização dos recursos, cooperação e equilíbrio com a natureza. Desde 2007, coordena o movimento Felicidade Interna Bruta (FIB) no Brasil (www.felicidadeinternabruta.org.br). Idealizou o "Felicidade Para Todos", programa multidimensional baseado na ciência hedônica para promover o bem-estar de adultos, jovens e crianças por meio do gerenciamento do estresse, da comunicação empática e da psicologia positiva.

Título: A ciência de ser feliz - Conheça os caminhos práticos que trazem bem-estar e alegria
Autora: Dra. Susan Andrews
Editora: Ágora
Preço: R$ 29,90
Páginas: 112
ISBN: 978-85-7183-080-6
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.editoraagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário